Foto: Assessoria do Colégio Marista (Divulgação)
O Colégio Marista Santa Maria passa por melhorias estruturais para receber os alunos no início do ano letivo de 2026. As adequações foram necessárias após o incêndio que atingiu um dos prédios da instituição no fim do ano passado e fazem parte de um plano de reorganização dos espaços para garantir segurança e manter o calendário escolar.. As melhorias foram detalhadas pelo diretor-geral da instituição, Alexandre Dias Lopes, em entrevista à Rádio CDN na manhã de quarta-feira (28).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O prédio São José, onde ocorreu o sinistro, permanece isolado e não será utilizado neste momento. As turmas foram realocadas para outros edifícios do colégio, que, conforme a direção, têm capacidade suficiente para atender os alunos – já que a área atingida pelo fogo representa menos de 10% da estrutura total da unidade em Santa Maria.
Obras em andamento e readequação dos espaços
Para viabilizar o retorno das aulas, o Marista iniciou uma força-tarefa com obras em diferentes pontos da escola. Cerca de 60 trabalhadores atuam na reestruturação completa de 32 salas de aula, com melhorias em piso, forro, pintura e instalações elétricas. Também estão em execução a implantação de um novo parque infantil e a revitalização de ambientes já existentes.

Segundo Lopes, os trabalhos ocorrem em três turnos:
– Estamos trabalhando incessantemente, em três turnos, com três empresas, cada uma com seu escopo bem definido, para garantir que a escola esteja pronta para receber a comunidade. Neste momento, temos cerca de 60 profissionais envolvidos diretamente na reestruturação de 32 salas de aula, com intervenções completas que envolvem piso, forro, pintura, parte elétrica e readequação dos espaços. Também estamos implantando um parque infantil novo para a Educação Infantil, tudo isso com foco na segurança, organização e qualidade do ambiente escolar – afirmou.
Retorno das aulas e segurança da comunidade escolar
As aulas do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio estão mantidas para o dia 18 de fevereiro. Já a Educação Infantil inicia no dia 23, conforme o calendário escolar. A direção destaca que todas as atividades pedagógicas ocorrerão integralmente dentro das dependências da escola.
Lopes reforça que a área atingida pelo incêndio segue totalmente isolada e que a segurança é prioridade neste momento:
– O prédio onde ocorreu o sinistro está completamente isolado e não será utilizado. Fizemos um plano detalhado de remanejo para outros espaços da escola, com todas as adequações necessárias, sempre priorizando a segurança da comunidade. Nosso compromisso é garantir que alunos, famílias e colaboradores tenham tranquilidade para retomar as atividades, com um isolamento rigoroso da área afetada e fluxos bem definidos dentro da instituição – explicou.
Ajustes no acesso e embarque de alunos
Além das melhorias internas, o colégio também promove alterações na logística de acesso e circulação. Novas áreas de embarque e desembarque foram viabilizadas, o que inclui a reativação de um acesso antigo e a criação de um espaço coberto ao lado do ginásio. O estacionamento da Rua Serafim Valandro segue em funcionamento.
– Pensamos em ajustes importantes de fluxo, tanto para facilitar o acesso das famílias quanto para contribuir com a mobilidade urbana. Teremos novas áreas de embarque e desembarque, com uma equipe preparada para acolher os estudantes com segurança, especialmente na Educação Infantil. Essas mudanças ajudam a organizar melhor o trânsito e tornam a rotina de entrada e saída mais tranquila para todos – concluiu o diretor.
As matrículas seguem abertas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com algumas séries já próximas da lotação máxima. Ao todo, cerca de 950 alunos devem retornar às aulas neste início de ano letivo.
Leia também:
- Novos valores de pedágios da RSC-287 começam a valer a partir desta quinta-feira
- Parque da Cacism deve ser reaberto ao público ainda no primeiro semestre do ano
- Resultado do Sisu 2026 é divulgado; confira os prazos da UFSM para garantir a vaga